quarta-feira, setembro 27

Explicação da piadinha nerd

Backbone

No contexto de redes de computadores, o backbone (traduzindo para português: espinha dorsal) designa o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevada velocidade relativamente à periferia.

Por exemplo, os operadores de telecomunicações mantêm sistemas internos de elevadíssimo desempenho para comutar os diferentes tipos e fluxos de dados (voz, imagem, texto, etc). Na Internet, numa rede de escala planetária, podem-se encontrar, hierarquicamente divididos, vários backbones: os de ligação intercontinental, que derivam nos backbones internacionais, que por sua vez derivam nos backbones nacionais. A este nível encontram-se, tipicamente, várias empresas que exploram o acesso à telecomunicação — são, portanto, consideradas a periferia do backbone nacional.

Em termos de composição, o backbone deve ser concebido com protocolos e interfaces apropriados ao débito que se pretende manter. Na periferia, desdobra-se o conceito de ponto de acesso, um por cada utilizador do sistema. É cada um dos pontos de acesso (vulgarmente referidos como POP's) que irão impor a velocidade total do backbone. Por exemplo, se um operador deseja fornecer 10 linhas de 1 Mbit com garantia de qualidade de serviço, o backbone terá que ser, obrigatoriamente, superior a 10 Mbit (fora uma margem especial de tolerância).

Dos protocolos tipicamente utilizados destaca-se o ATM e Frame Relay, e em termos de hardware, a fibra óptica e a comunicação sem fios, como transferências por microondas ou laser.

• Informação copiada do Wikipédia. Visite!

5 Quimeras:

@ setembro 27, 2006 10:35 PM, Blogger Luzzsh disse...

Oi André,

Explicação em boa hora, rs....os menos 'nerds' agradecem...

Exemplo claro de que tudo ao "pé-da-letra" nem sempre dá pé.

;)

Beijos.

 
@ setembro 28, 2006 10:09 AM, Anonymous Anônimo disse...

Ahnnn...
Beleza... mas vc tem noção de que parei no início do segundo parágrafo, né?
Beijos

 
@ setembro 28, 2006 12:06 PM, Blogger A czarina das quinquilharias disse...

oh.
idem.

 
@ outubro 02, 2006 4:32 PM, Blogger Karan Novas disse...

Eu ainda dei mais risada sendo leigo...

hahahahaha

Abraço!

 
@ outubro 06, 2006 7:51 PM, Blogger D o n a t e ll o™ disse...

e ae!tudo em riba? abração...

 

Postar um comentário

<< Página Principal