quinta-feira, fevereiro 12

Explicação de Gírias Paulistas - Parte #3

True'Ta

Lê-se: truta

Criada por uma gangue do Harlem, bairro de Manhattan, Nova Iorque, true'ta é uma contração de true brother* (irmão verdadeiro). Um bom exemplo de contração, na língua portuguesa, verificamos com o pronome você**. Surgiu em São Paulo nos anos 1990, por meio da cultura do hip hop americano.

* True brother > true brodda > true bro'ta > true'ta
** Vossa mercê > vossemecê > vosmecê > você > cê

Aplicações: adjetivo e substantivo masculino

1. que ou aquele que é ligado a outro(s) por laços de amizade
Ex: - Véio, cê é mó true'ta, meu!

2. que ou aquele que nutre admiração (por alguém); apreciador, amante
Ex: - Mexeu com meus true'ta leva pipoco, meu!

3. que ou o que ampara, defende
Ex: - O Peste é mó true'ta, meu! Apagou aquele nóia que tava na minha cola.





Très-TA

Lê-se: treta

Expressão pejorativa muito ouvida nos becos de Paris, seu significado é: muito tântalo na cabeça. O tântalo (TA) é um metal usado em implantes cirúrgicos. Os franceses chamam de très-TA indivíduos que possuem pouco cérebro, como imbecis e néscios em geral. Em São Paulo, seu significado mudou completamente.

Curiosidade: este termo foi trazido pelo mesmo francês que implantou Çi-pà na avenida Paulista.


Substantivo feminino - Aplicações:

1. ato ou fato de dois ou mais adversários baterem-se corpo a corpo, com ou sem armas, para revidar ataque, resolver desavenças etc.
Ex: - Corre pra ajudar o true'ta na très-TA, meu!

2. desentendimento verbal; bate-boca
Ex: - Rolou mó très-TA com a mina, véio...

3. rompimento de relações sociais ou amorosas
Ex: - Qué très-TA, meu? Então sai andando!



Gírias anteriores: Çi-pà e Bhay Anuh; Moh e Paga-Pau

Marcadores:

10 Quimeras:

@ fevereiro 12, 2009 3:53 PM, Anonymous Anônimo disse...

ADOREI o True'Ta!!!!!!!!!!
hahahahahhahahah
Muito bom de verdade!!!!

 
@ fevereiro 12, 2009 4:07 PM, Blogger Takren disse...

Pq nunca apredi isso na escola??

;)

 
@ fevereiro 12, 2009 4:23 PM, Blogger Fabio Ciccone disse...

Putaquepariu, "Corre pra ajudar o true'ta na très-TA, meu!" foi foda, hahahahaha

 
@ fevereiro 12, 2009 5:23 PM, Blogger Siento que me miran de cerca disse...

Auhauahuahauahuah
Gostei do blog
Bastante informativo
E com uma pintada de humor =D

Fico feliz por ter gostado do meu blog
Será sempre bem vindo por lá

Até

 
@ fevereiro 14, 2009 5:53 PM, Blogger Ane Brasil disse...

RApá, isso é à vera?
Sei não, acho que tu tá é curtindo às pampa com a nossa cara, brotha!

Sorte e saúde pra todos!

 
@ fevereiro 14, 2009 6:00 PM, Blogger Ane Brasil disse...

Tá bom, não agüentei e li até o final.
Quanto à reforma, meu caro, tenho a lhe dizer uma coisa: esse lance de comer linguiça e ficar tranquila não tá com nada.
Sou uma mulher do milênio passado, sou filha da anistia e presenciei as diretas já... ou seja: uma jurássica senhora de 31 anos que caga e anda pra reforma1
Sorte e saúde pra todos! - menos pros "reformistas"

 
@ fevereiro 17, 2009 12:10 AM, Anonymous Anônimo disse...

Mas eu quero o livro autografado. Especialmente...

 
@ fevereiro 17, 2009 10:21 AM, Blogger Guilherme SanPer disse...

olá, legal você é a segunda pessoa que me da aquela site como fonte da imagem, porem eu nao achei aquela imagem nesse site, eu achei numa comunidade do orkut e sem nenhum credito.

abraços

 
@ fevereiro 17, 2009 12:08 PM, Blogger Takren disse...

Guilherme, o link original da tira é essa: http://www.pbfcomics.com/?cid=PBF182-Food_Fight.jpg

Créditos às pessoas devidas é muito importante.

 
@ fevereiro 20, 2009 12:27 PM, Anonymous Anônimo disse...

Adorei este post! Muito informativo!

Abração!

 

Postar um comentário

<< Página Principal